Ao iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira, os estudantes se deparam com uma série de descobertas que irão expandir seu entendimento do que seja aprender realmente um novo idioma. Nesse momento, começamos a pensar como foi o aprendizado da nossa própria língua.
Começamos a aprender nossa língua desde o dia do nascimento, talvez até antes, quando ouvimos nossos pais e familiares conversarem conosco, como se pudéssemos compreendê-los. Esse é o início do aprendizado, ouvindo o SOM das palavras.
Por volta dos 2 anos já somos capazes de falar bastante, com muitos erros de pronúncia, e nossos pais e parentes adoram ouvir nossos erros, pois ficam encantados com o nosso esforço para aprender. Todos que têm uma criança em casa sabem que esses momentos são inesquecíveis. Os pais comemoram as primeiras palavras e incentivam muito os filhos a aprender cada vez mais.
Somente mais tarde, por volta dos 6 anos, iniciamos nosso aprendizado formal da língua na escola, primeiro vendo figuras, desenhando, observando, brincando e nunca mais paramos de aprender. Aprendemos a Falar, a Ler, a Escrever, tudo partindo do aprendizado inicial, aprimorando a capacidade de OUVIR para entender. A compreensão oral é a primeira das habilidades comunicativas com a qual começamos nosso aprendizado da língua materna.
No caso da língua estrangeira, o estudante tem que absorver muitos conhecimentos em um tempo muito menor e de uma forma completamente diferente. Há exceções, quando as crianças nascem em uma família bilíngue, quando os pais já começam a falar com os bebês nas duas línguas, como se ambas fossem línguas maternas. Mas nesse caso, ambas as línguas são consideradas maternas.
A comparação entre as línguas passa a ser inevitável. Por isso podemos afirmar sem medo de errar que quanto mais uma pessoa conhece sua própria língua, mais facilmente aprenderá a língua estrangeira.
O ensino da gramática ajuda no aprendizado da escrita, da leitura; mas como desenvolver a compreensão oral? Como entender os estrangeiros e como fazer com que eles nos entendam? Como saber a pronúncia das palavras, visto que os sons das línguas são completamente diferentes?
No próximo artigo falarei sobre o Alfabeto Fonético, uma série de símbolos que “decifram” o modo correto de pronunciar as palavras, padronizando os sons e ajudando assim o estudante que deseja falar corretamente e ser entendido na língua estrangeira que está aprendendo.