Já falamos no artigo anterior que a habilidade para escrever não é um dom inato. É possível aprender a escrever, desde que haja a aplicação de algumas técnicas.
Existem alguns pré-requisitos para quem quer começar a escrever textos que provoquem interesse nas pessoas, que prendam a atenção de quem está lendo.
Conhecer a língua na qual está escrevendo é, sem sombra de dúvidas, o mais importante de todos os pré-requisitos. Se você está escrevendo, reconhece a importância que esse tipo de comunicação representa. Normalmente, as pessoas dão mais importância ao texto escrito, pois é uma forma de eternizar a informação, a ideia, o fato, a história.
Em tempos de redes sociais e blogs, a escrita nunca representou um meio tão eficiente de transmissão de conhecimento (ou, até mesmo, de falta de conhecimento!).
Algumas perguntas precisam ser respondidas:
- Sobre o que você deseja escrever?
Geralmente o assunto vem descrito ou sugerido no título. Títulos são parte muito importante no texto. São como manchetes em jornais. Se o título do seu texto for “Minhas Férias em Paris”, quem for ler não pode encontrar informações sobre problemas que você enfrentou no aeroporto quando estava indo a Paris!
- Como você pretende falar sobre esse assunto?
Qual será a forma do seu texto? Você quer narrar um fato, escrever um conto de ficção, descrever um lugar lindo que conheceu, escrever sua monografia de graduação, alimentar um blog no seu website, defender um ponto de vista nas redes sociais, compor uma música ou um poema?
- Qual é o estilo do seu texto?
Você pretende ser engraçado, didático, instigante. Será escrito em registro formal (como em uma monografia/dissertação/tese) ou informal (como em um relato de férias)?
- Para quem você pretende escrever?
Quem serão seus possíveis leitores? Lembre-se que você pode querer escrever para um público e acabar atingindo outro. Principalmente se for publicar nas redes sociais.
- Você pretende publicar o que está escrevendo?
A partir do momento que você publica o que escreveu, o texto não te pertence mais embora a autoria seja sua, pois ele passa a ser de domínio público e fica sujeito a críticas e a sugestões. Portanto, se alguém criticar seu texto, esteja preparado para aceitar a crítica e procurar aprender mais com ela.
- Onde você pretende publicar?
Por que é importante saber onde o texto será publicado? Um texto a ser publicado em um Blog é diferente de um texto a ser publicado em uma revista científica.
- Qual é o tamanho do texto?
As pessoas que lêem textos nas redes sociais não gostam de textos longos. Muitas vezes mesmo em redes sociais existem diferenças importantes no tamanho do texto. Ex.: um texto no twitter tem que ser curto, já um texto para um blog pode ser maior. O tamanho do texto no Facebook não pode ser o mesmo no Linkedin.
Dê sua opinião, deixe seus comentários.