Professores de idiomas geralmente escutam dos alunos o mesmo argumento quando trata-se de realizar uma redação, ou um simples exercício escrito: Não consigo escrever! Não tenho esse dom.
Pois bem, vamos desmistificar mais um mito!
A Escrita, assim como a Conversação, é uma habilidade de produção de língua, ao contrário da Leitura e da Compreensão Oral, que são habilidades de acúmulo de conhecimento ou habilidades receptivas.
Explicando melhor: quando o aprendiz/aluno ouve ou lê algum conteúdo na língua estrangeira, ou mesmo na sua língua materna, ele está acumulando novos conhecimentos e estruturas, que servirão de base para a produção do idioma, que se dá na forma oral ou escrita.
Então, para escrever bem ou falar bem, é necessário ler mais e ouvir mais? Correto! Essa é a primeira regra para quem quer ou precisa produzir conteúdo em uma determinada língua.
Mas não é apenas isso.
A escrita tem especificidades que vão além do conhecimento puro da língua. Ao escrever, uma pessoa precisa conhecer técnicas de redação, que podem ser completamente aprendidas na escola.
Claro que não estamos falando aqui de escritores profissionais, poetas ou compositores, que têm um dom especial para trabalhar com a arte da escrita.
Estamos nos referindo às pessoas que precisam escrever com finalidades gerais ou acadêmicas, por exemplo, tais como escrever um e-mail corretamente, elaborar um artigo científico ou uma dissertação/tese, ou mesmo escrever uma redação em um processo seletivo de emprego.
No próximo artigo, vamos apresentar quais são as principais técnicas de escrita.